Massacre em Faixa de Gaza (atualizado)

Continua o massacre em Gaza (ver artigo original). Após 7 dias de bombardeios, os mortos entre os palestinos já chegam a 422, sendo pelo menos 100 as mulheres e crianças. Os feridos passam de 2.180. Entre a população israelenses, os mortos já são quatro - menos do que o número de crianças palestinas mortas em uma única família na Faixa de Gaza ('I didn't see any of my girls, just a pile of bricks').
Indico aqui algumas boas fontes de informação para se ter uma boa perspectiva dos acontecimentos na Palestina (lamentavelmente, todas em inglês). Sugestões de outros artigos ou sites são bem vindas (por favor, use os comentários).

ARTIGOS
• "Enquanto os caças F-16 carregam suas missões de morte, a mensagem para o mundo é que Israel continuará a viver pela espada, como tem feito nas últimas seis décadas, em vez de arriscar as concessões o compromissos que a paz requer". Israel's Insane War, artigo de Patrick Seale, um dos mais importantes autores britânicos sobre o Oriente Médio.
Gaza: Israel's previous attacks - Boa reportagem do The Guardian mostrando os ataques israelenses a Gaza nos últimos dois anos. Entre estes: operação "Chuva de Verão" (jun/2006): 240 palestinos mortos, sendo 48 crianças; operação "Nuvens de Outono" (nov/2006): 70 palestinos mortos; ataque a Beit Hanoum (nov/2006): 18 palestinos de uma mesma família mortos; operação em Gaza e Jabaliya (fev/2008): 120 palestinos mortos, metade dos quais civis.
The world gives Israel a free hand, por Simon Tisdall (The Guardian), analisando a passividade da comunidade internacional diante das atrocidades israelenses.
'I didn't see any of my girls, just a pile of bricks' Sobre a morte de cinco meninas da mesma família, ocorrido nesta terça-feira (30/12) em Gaza.
• "O longo sítio e bloqueio de Gaza, e os inúmeros assaltos militares sobre seu povo e seu governo legítimo, são apenas os últimos crimes de guerra israelenses em um catálogo de tormenta e terror."Can There Be Any Doubt Who The Real Terrorists Are?, por Stuart Littlewood.
SITES / ESPECIAIS
Artigos do Middle East Online - O excelente site, publicado na Inglaterra, traz uma série análises a respeito do massacre em Faixa de Gaza.
Especial do The Guardian Israel and the Palestinian Territories - Excelente fonte de informação sobre o conflito, incluindo mapas, documentos históricos, linhas do tempo, análises diversas.

Um comentário:

Sílvia disse...

Compreendo que isrelenses e palestinos têm sim, cada um dentro de suas concepções, vários motivos para continuarem lutando pela terra em que hoje encontra-se o Estado de Israel.No entanto, acredito que nenhuma das razões apresentadas poderia ser defendida em detrimento de vidas inocentes. Quantas pessoas já morreram por causa dessa discórdia? E o pior, quantas ainda vão morrer? É lamentável que em pleno sec. XXI, quando tantos órgãos de defesa da Paz, direitos humanos,das mulheres,crianças etc.,divulgam largamente suas ações,nós continuemos a perceber que o descaso de alguns e os interesses políticos e econômicos de outros, não permitem que haja um verdadeiro empenho mundial para a resolução do problema. As vezes me Pergunto: Será que a paz no Oriente é apenas uma utopia?

Abraço professor!
Feliz 2009!!!!!!!!